No último sábado o Flamengo confirmou o maior contrato de material esportivo do país. São R$ 173 milhões nos próximos cinco anos e meio com a Olympikus.
As cifras de patrocínios e material esportivos no Brasil vem enchendo os cofres dos clubes brasileiros. Além do valor para o clube e confecção dos uniformes, as equipes recebem royalties sobre os produtos licenciados, lojas especializadas, premiações e bônus por títulos. Como o resultado de arrecadação dos clubes brasileiros não é nada animador, cada receita fixa e segura como o assunto do tópico, deve ser comemorada.
CLUBES E MATERIAIS ESPORTIVOS
Flamengo/Nike - R$ 20,6 milhões por ano até 2013.
Corinthians/Nike - R$ 5 milhões por ano e mais R$ 1,8 milhão em material esportivo.
São Paulo/Reebok – R$ 21 milhões por 3 anos.
Botafogo/Kappa – R$ 10 milhões, até 2014.
Vasco da Gama/Reebok – não divulgado, até 2009.
Fluminense/Adidas - R$ 3,5 milhões por ano.
Santos/Umbro – não divulgado.
Palmeiras/Adidas – R$ 28 milhões por 3 anos, até 2008.
Internacional/Reebok – de 2006 a 2009 por R$ 16,6 milhões.
Grêmio/Puma – R$ 2,8 milhões.
Cruzeiro/Puma – R$ 4,5 milhões.
Atlético-MG/Lotto – R$ 4 milhões.
Atlético-PR/Umbro – R$ 1,5 milhão.
Coritiba/Lotto, Bahia/Lotto, Sport/Lotto, Goiás/Lotto, Portuguesa/Penalty, Paraná/Penalty, Vitória/Penalty, Ipatinga/Topper, Figueirense/Umbro, Náutico/Wilson.
FORNECEDORES
A Olympikus é uma marca sem tradição no futebol, mas investiu pesado no primeiro contrato e anunciou o maior acordo de material esportivo do futebol brasileiro com a equipe de maior torcida do país. O Flamengo irá faturar, além do valor recorde de R$ 21 milhões, royalties das 10 lojas oficiais que a Olympikus construirá para o Flamengo. E investimento de R$ 8 milhões na construção de um museu do Flamengo, provavelmente no Rio de Janeiro. Grande perda para a Nike.
Líder de mercado no Brasil, a Nike era a fornecedora de material esportivo das duas maiores torcidas do país. Atualmente conta apenas com o Corinthians. Recentemente a empresa americana adquiriu parte da Umbro. E planeja com ousadia e ambição para o futuro, ser até 2010, a marca líder no futebol mundial desbancando um reinado de quase seis décadas da Adidas.
Atualmente, a Adidas é fornecedora de material esportivo do Palmeiras e do Fluminense, parcerias que ajudaram a posicionar a marca alemã como a segunda principal força do mercado esportivo brasileiro. A marca Reebok, que patrocina clubes do Brasil como Vasco, Internacional e São Paulo pertence a Adidas.
Quanto a Reebok, a marca é reconhecida como uma das principais fabricantes esportivas do mundo, e recentemente decidiu diversificar seu ramo de atuação. A empresa apresentou ao mercado a revista “1895”, publicação com 100 páginas que será distribuída, por correio, para um mailing de dez mil nomes.
A Lotto, pequena no país, faz apenas o início de um projeto ambicioso da marca italiana, que vislumbra a parceria com diversos clubes de futebol como estratégia primordial para entrar no competitivo mercado esportivo brasileiro. Além do Atlético Mineiro, a Lotto tem contrato firmado com Coritiba, Goiás, Sport e Bahia.
A Kappa ainda busca consolidação no futebol brasileiro. A empresa italiana lançou um site totalmente em português com novos conceitos, animações gráficas e com todo o catálogo de seus produtos. Com isso, a multinacional espera causar impacto entre os consumidores e se firmar no Brasil, alcançando o mesmo sucesso que tem na Europa. No país patrocina apenas o Botafogo.
A Penalty fornece material esportivo para clubes brasileiros, como Portuguesa, Criciúma, Juventude, Vitória e Paraná Clube. A Puma patrocina duas equipes grandes do futebol nacional, Grêmio e Cruzeiro.
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