Luiz Felipe Scolari quer os jogadores da selecção nacional unidos e exigiu-lhes que não falem da punição (um ano de suspensão) da UEFA ao FC Porto devido ao processo ‘Apito Final’ (corrupção no futebol português).
O CM sabe que o seleccionador nacional quer os futebolistas concentrados no Europeu e avisou portistas e benfiquistas para não discutirem a decisão da UEFA, evitando assim divisões no balneário. O técnico frisou mesmo ser este um momento em que todos devem estar unidos.
A decisão do Comité de Controlo e Disciplina da UEFA em retirar o FC Porto da próxima edição Liga dos Campeões – situação que coloca o Benfica na terceira pré-eliminatória – foi aliás pouco comentada pelos técnicos e dirigentes sempre que havia jogadores por perto.
O CM apurou ainda que Raul Meireles, Bruno Alves, Ricardo Quaresma e José Bosingwa (já transferido para o Chelsea) estavam nos quartos quando se conheceu a decisão da UEFA. Quando partiram para o Estádio La Maladière nada comentaram com os colegas de equipa. Meireles, Quaresma, Alves e Bosingwa estiveram sempre tranquilos, evidência que se repetiu nos primeiros 15 minutos do treino ao qual a Comunicação Social.
Seguindo indicações superiores, Paulo Ferreira, ex- -jogador dos dragões, minimizou a questão quando falou com os jornalistas (ver peça em baixo), limitando-se a chamar a atenção para a necessidade de o grupo estar concentrado no jogo com a Turquia. Já o benfiquista Petit teve indicações para não comentar a punição da UEFA ao FC Porto quando falou com os media no La Maladiére.
LUIZ FELIPE SCOLARI ESCONDE ESTRATÉGIA
Ao contrário do que aconteceu na véspera, em que o La Maladière encheu para ver em acção os internacionais portugueses, o treino de ontem decorreu em ambiente calmo, apenas com os jornalistas a poderem assistir. Mesmo assim apenas os primeiros 15 minutos, durante os quais o preparador físico, Darlan Schneider, apurou a forma dos atletas. Bem-disposto, Scolari conversou muito com os adjuntos Flávio Murtosa e Rui Caçador, no círculo central, conversa que interrompeu a dado momento para confidenciar algo com o responsável pela segurança, Paulo Flor. Bosingwa, que na véspera tinha abandonado o relvado mais cedo, integrou o apronto, mostrando estar totalmente recuperado dos problemas físicos, e será titular no sábado.
Hoje a selecção faz o último treino da semana no estádio La Maladière antes de partir para Genebra, onde vai ter lugar o jogo com a Turquia, no sábado. O onze titular está escolhido e Scolari limita-se agora a testar a estratégia para o jogo com os turcos, alertando os pupilos para erros que não podem cometer.
PETIT QUER O TOP 5
Portugal caiu para a 11ª posição no ranking da FIFA, mas Petit já tem uma meta para a Selecção. "O melhor que podemos fazer é um bom Europeu e irmos o mais longe possível para subir no ranking e estarmos entre os cinco primeiros, que é o lugar onde Portugal deve estar", disse ontem o médio na conferência de imprensa.
Salientando que "o primeiro jogo é sempre fundamental", Petit defende a necessidade de uma vitória "pelo moral e alento que dá à equipa". "Estamos a estudar a Turquia, sabemos que tem uma excelente selecção com jogadores experientes que jogam em bons clubes. Mas vamos estar prevenidos", garantiu o jogador do Benfica.
A época de Petit foi marcada por lesões, mas o internacional português assegurou estar em condições. "Tenho-me sentido bem. Sábado tenho de estar ao melhor nível", frisou, sem deixar de manifestar um desejo: "Queremos retribuir o carinho dos adeptos com vitórias."
DISCURSO DIRECTO
"DEVO PENSAR APENAS NA SELECÇÃO" - Paulo Ferreira e a punição ao FCP
– A penalização ao FC Porto teve reflexos na Selecção?
Paulo Ferreira – Temos de estar concentrados na Selecção. O FC Porto tem pessoas para tentar resolver o problema. Tenho grande carinho pelo clube, mas devo pensar apenas na Selecção.
– Uma boa campanha no Europeu ajudaria a limpar a imagem de Portugal?
– Já temos uma grande imagem por tudo o que fizemos no futebol. Este tipo de situações tem de nos passar ao lado.
– As boas campanhas no Euro’2004 e Mundial 2006 aumentam as responsabilidades da Selecção?
– As expectativas são enormes, dado que todos esperam que igualemos ou ultrapassemos o que fizemos no passado.
– Sente que vai ser titular?
– Somos 23 e ninguém se pode distrair. A concorrência é forte. Tenho sido utilizado como lateral-esquerdo, que não é a minha posição de raiz, mas estou preparado para tudo.
FORÇA PORTUGUESA NA SUÍÇA
"VAMOS SER A MELHOR EQUIPA DA EUROPA" - Ezequiel Santos Estudante, 19 anos, natural de Neuchâtel
"Nasci na Suíça, mas apoio a selecção nacional. Acho que Portugal vai ser a melhor equipa da Europa. Temos Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do Mundo. Mas há que contar com a Itália e a Espanha, que têm equipas fortes."
"GOSTAVA QUE PORTUGAL FOSSE CAMPEÃO" - Sílvia Machado, Empregada de mesa, 25 anos, natural de Guimarães
"Não ligo muito ao futebol, mas este entusiasmo mexe comigo. No domingo vou ao treino. Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma são os meus jogadores preferidos. Gostava muito que Portugal fosse campeão europeu."
"A SELECÇÃO NACIONAL VAI JOGAR EM CASA" - Capucho, DJ, 27 anos, natural de Vila Nova de Gaia
"É uma grande emoção ver todos os emigrantes a apoiar a Selecção como sucedeu no primeiro treino aberto [na terça-feira]. Parece que já estamos na final. Pelo que se tem visto, Portugal vai jogar em casa durante o Europeu."
REACÇÕES
- "O meu físico? Sinto-me bem, tenho trabalhado para isso." Petit
- "Temos de fazer um bom Europeu para voltar ao top 5 [FIFA], que é onde Portugal merece estar." Idem
- "Esperamos que Ronaldo jogue como tem jogador no Manchester United." Paulo Ferreira
- "[Perder os primeiros dias da filha]. Vivi isso em 2006. É complicado, mas é assim." Idem
- "[Fã japonesa do lateral chegou a Neuchâtel] É um pouco estranho." Idem
- "Este período aqui com o Scolari será extremamente valioso para mim." Velloso, ex-Palmeiras
NOTAS
NUNO GOMES - MEMÓRIAS
"Era óptimo para nós que esse meu reencontro com a Turquia fosse uma repetição do Euro’2000 [2-0]", disse ontem Nuno Gomes ao MaisFutebol
NEUCHÂTEL - POSTERS DE MAKUKULA
A sala de imprensa do Estádio La Maladière, onde treina a selecção nacional, apresenta dois posters de Makukula. É o único jogador que não foi ao Euro’2008 que merece o mesmo destaque dos 23 eleitos
AJUDA VELOSO - SCOLARI
Luiz Felipe Scolari aceitou que o ex-jogador do Palmeiras Velloso, agora treinador de futebol, fizesse um estágio na selecção nacional durante a fase final do Europeu
Fonte: Correio da Manhã
. Cristiano e Kaká amigos i...
. Victoria Beckham e o seu ...
. Adoro
. Obscena
. SexoFoto
. Futebol Brasileiro
. Flamengo
. Futebol Português
. Benfica
. Sporting
. Porto